Dúvidas

O que é a Visão MDA?

MDA é a sigla de Modelo de discipulado Apostólico, a Visão do MDA como é conhecida hoje é um movimento de Igrejas que nasceu na Igreja da Paz da cidade de Santarém no estado do Pará em 1999 através do Pr. Abe Huber. A Visão do MDA é uma ferramenta interdenominacional que está presente em milhares de igrejas ao redor do mundo e tem como principal foco trabalhar no cumprimento da Grande Comissão de Jesus (Mateus 28.19-20).

Como surgiu Visão do MDA?

A Visão do MDA surgiu do coração desejoso do Pr. Abe Huber de ver toda igreja local crescendo numericamente para ganhar os perdidos e mesmo sendo uma igreja com multidões ver cada pessoa sendo bem cuidada espiritualmente. Foi então que o Espírito Santo inspirou Pr. Abe para colocar em prática na Igreja local a mesma experiência de crescimento espiritual vivenciada por ele através de um acompanhamento individual que ele tivera com seu irmão Pr. Lucas Huber, dessa inspiração surgiu o Discipulado um a um, que é marca da Visão MDA.

Qual o propósito da Visão do MDA?

Nosso desejo é ver a Igreja a Igreja do Senhor Jesus unida, compartilhando experiências para o nosso aprendizado crescimento mútuo, dessa forma iremos ver o mover de Deus e o fortalecimento do Corpo de Cristo como uma só Igreja e em uma só Visão: ganhar almas e cuidar bem delas, por essa razão a Visão do MDA não interfere em doutrinas.

Minha igreja pode fazer parte da Visão do MDA? Fazer parte de alguma outra denominação?

Como explicado anteriormente a Visão do MDA é um modelo interdenominacional ou seja não pertence a nenhuma denominação e nunca se tornará uma. Nosso intuito nunca será de discutir dogmas, doutrinas ou conceitos de modelos eclesiásticos, nem também é de nosso interesse interferir em governos ou no relacionamento denominacional de nenhuma Igreja local, nosso propósito é exclusivamente ser um suporte para os pastores que desejam alcançar seu máximo potencial em ganhar multidões e cuidar bem delas. Não posso deixar de citar que também não se trata apenas de números, são pessoas bem cuidadas, discípulos de Jesus, pessoas fortalecidas, compromissadas que acharam em primeiro lugar em Jesus e depois na Visão do MDA uma estratégia de serem grandemente usadas por Deus, afinal nosso lema é que o ministério esteja na mão do povo, por isso o intuito é fortalecer pastores e líderes e transforma-los em fazedores de discípulos.Por essa razão hoje temos centenas de denominações dos mais diversos segmentos usando a Visão do MDA para enriquecer os processos de fazer discípulos, para nós não interessa se a Igreja é Pentecostal, Neo-Pentecostal, Ortodoxa ou Tradicional, nem mesmo se ela é de modelo de Presbitério, Episcopal ou Congregacional.

Terei que mudar alguma coisa no nosso estatuto?

Sempre falamos que “Nada forçado dá certo” portanto, ninguém é obrigado a praticar nada e nem a mudar nada em seus estatutos ou métodos de trabalho, a não ser que queira, ou seja nosso propósito é inspirar e nunca ordenar, para isso aprendemos uns com os outros e crescemos juntos, para alcançarmos juntos nosso potencial, sempre andando em amor e unidade, conforme João 17.21.

Como trabalha a Visão MDA ?

Além do Discipulado um a um, a Visão do MDA ainda trabalha para estabelecer bases fortes para os pequenos grupos ou células, e ver o crescimento de cada Igreja local, tanto em quantidade como em qualidade através deles, conforme o relatado no livro de Atos dos Apóstolos 2.46-47: “Diariamente perseveraram unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo povo. Enquanto isso acrescentava-lhes o que iam sendo salvos”.

Minha Igreja não trabalha com células podemos utilizar outro nome?

Sim, com certeza. Nomenclaturas podem ser alteradas e adaptadas, desde que o princípio e o propósito permaneçam os mesmos. no caso das células, o nome mais bíblico seria Igreja na Casa conforme Colossenses 4.15, Romanos 16, Coríntios 16.19, Filemon 1.2, Atos 5.42; 16.40; 20.20.

Existe alguma outra ferramenta que a Visão do MDA trabalha?

Sim, várias. Temos muitas outras ferramentas de trabalho da Visão MDA, podemos citar algumas das principais com um pequeno resumo:

? Fator Barnabé – Baseado no investimento que Barnabé fez em Saulo que depois viria a se tornar o grande Apóstolo Paulo, consiste em investir tempo concentrado em uma pessoa e trabalhar a formação do caráter e na preparação ministerial futura.

? Projeto Natanael 3 – É um projeto desenvolvido dentro das células para mobilizar os membros a interceder, conquistar e convidar três pessoas que serão futuros cristãos e membros daquele grupo e da Igreja local.

? G.E. (Grupo de Evangelismo) – É um evangelismo focado em um grupo especial e determinado, podendo ser desenvolvido de forma individual, com uma família, no trabalho, em um grupo de amigos e etc.; São pequenas reuniões para introduzir a Palavra de Deus e de uma maneira desprendida e informal levar aquelas pessoas a uma decisão por Jesus.

? Purê de Batatas – O Purê de Batatas é uma das marcas que compõe uma célula na Visão MDA, a ideia é que quando um grupo se torna um purê é sinal que todas batatas (pessoas) foram amalgamadas umas nas outras e agora são realmente um só corpo, uma só família. O Purê de Batatas é a marca de uma célula que alcançou a plenitude da Koinonia.

Quem pode participar da Associação MDA?

Pastor titular de Igrejas ligadas a uma denominação, desde que com aprovação da sua liderança denominacional, se possível essa aprovação deverá ser por escrito.
Pastores titulares de ministérios independentes a participação é livre de qualquer exigência, desde que o ministério não seja originário de nenhuma divisão mal resolvida de outra igreja.
Pastores auxiliares e líderes de ministérios com autorização por escrito do seu pastor.

Quem se filia é a Igreja ou o pastor?

A igreja será admitida através de seu pastor titular, no caso do pastor auxiliar ou líder de ministério a abrangência e influencia da Associação será de acordo a permissão do seu líder principal.